terça-feira, 28 de junho de 2016

Educação a distância

Cursos gratuitos a distância estão ao alcance de alguns cliques

Universidades renomadas no Brasil e no Exterior aliam o ensino a distância e as práticas de educação aberta e cultura colaborativa 

Durante décadas, o acesso ao conhecimento produzido por conceituadas universidades do  era um privilégio restrito aos alunos destas instituições. Com a popularização dos Cursos Abertos Online e Massivos (MOOCs, na sigla em inglês), a partir de 2012, milhares de estudantes têm se qualificado em áreas como tecnologia, finanças, empreendedorismo, design e engenharia.
Leia mais:
Veja o que você precisa saber antes de se matricular no ensino a distância
Novas regras aproximam ensino a distância e presencial
Graduação com possibilidade de horário de estudos personalizado
Com duração aproximada entre três e 15 semanas, os cursos são oferecidos por plataformas como o Coursera e o Veduca, que permitem ao aluno estudar no seu ritmo. A participação nos cursos é gratuita na maioria dos casos, mas alguns serviços adicionais, como certificado, podem ser cobrados.
— Os MOOCs fazem parte de uma política institucional que une a EAD e as práticas de educação aberta e cultura colaborativa — afirma a professora da Faculdade de Educação da UFRGS Cintia Ines Boll.
A professora explica que, apesar de os cursos serem massivos, os estudantes podem customizar suas preferências e são constantemente estimulados a concluir as tarefas, criando uma relação estreita com o processo de ensino. A grande procura por parte de alunos brasileiros motivou algumas das plataformas mais conhecidas a oferecer treinamentos em português. As opções abarcam todas as áreas do conhecimento.
Cintia recomenda explorar as opções disponíveis na rede.
— Esses cursos dão a possibilidade de aprender por meio de outras linguagens propiciadas pelas tecnologias, que não só a da escrita e da fala — afirma.
Veja alguns sites onde buscar esse tipo de qualificação:
COURSERAA mais popular entre as plataformas tem parcerias com dezenas de instituições, entre as quais a Universidade de São Paulo (USP). Os cursos abrangem áreas como ciência da computação, arte e medicina. Já há mais de 50 cursos em português, além de opções em mais 30 idiomas. Para receber certificado, é preciso pagar uma taxa que varia de acordo com o curso.
VEDUCAOferece cursos em português de universidades estrangeiras e brasileiras em áreas como administração, ciências da computação e engenharia, alguns deles com certificação gratuita por meio de uma prova online. Além do conteúdo grátis, há opções pagas de cursos de extensão e de MBA reconhecidos pelo MEC, com provas realizadas de modo presencial.
MIRÍADAX.NETReferência em países de fala hispânica, já oferece opções de cursos em português, em parceria com instituições como a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Nascido de uma iniciativa da Telefónica e do Santander, disponibiliza treinamentos em assuntos como liderança, direito, design e estatística. O certificado de participação é gratuito.
EDX.ORGCriado pelo Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT) e pela Universidade de Harvard, reúne cursos em idiomas como inglês, espanhol e francês. As opções incluem diferentes áreas, como arquitetura, comunicação, biologia e ciências da comunicação. O certificado está disponível mediante pagamento de taxas variáveis de acordo com o curso

Nenhum comentário:

Postar um comentário